terça-feira - 17 / 01 / 2012

Controlando o VLC através do seu Android

Já faz algum tempo que tenho TV à cabo em casa, contudo, nem sempre consigo assistir aos novos episódios de minhas séries preferidas. Assim, quando perco um ou outro episódio, procuro pelo mesmo na Internet, faço o download e assisto no computador mesmo Dessa forma que não preciso esperar o episódio ser transmitido novamente para assistí-lo

Imagino que muita gente faça o mesmo, tamanha é a facilidade de se encontrar episódios das mais variadas séries pela Internet, sejam elas atuais ou antigas. Isso sem contar aqueles que simplesmente baixam temporadas inteiras para assistir ou que acompanham as séries unicamente pela Internet (algumas séries nem chegam a passar na TV aqui no Brasil). A Internet é praticamente a nova TV, só não vê isso quem não quer.

O caso é que possuo um daqueles controles de vídeo game sem fio (daqueles de PS2 mesmo) e resolvi buscar uma forma de usar o acessório como "controle remoto" para algum player multimídia.

Não cheguei a usar o controle de PS2 como controle remoto, pois acabei esbarrando em algo muito mais interessante: em busca de alguns programas para instalar no meu pequeno Android, me deparei com o VLC Remote, que nada mais é do que um programa (chamado aqui de APP) para controlar remotamente o VLC, um dos meus players multimídia favoritos. Problema resolvido! :-D

A coisa é simples e tremendamente prática, tanto que na página do desenvolvedor do APP é explicado como configurar o VLC e o cliente que fará as vezes do controle. Tudo o que precisamos é:

  • VLC instalado:

Linux, Windows… tanto faz, testei em ambos e funciona perfeitamente.

Não tem o VLC? O que está esperando para instalar?

Nosso player está presente nos repositórios das principais distros, assim, basta procurar no seu gerenciador de pacotes e instalar, nada que um sudo apt-get install vlc (no caso do Ubuntu) ou um sudo yum install vlc (no caso do Fedora) não resolvam.

Usa Windows ou OS X? Sem problema, baixe ele aqui nesse link.

  • Um APP de controle:

Existem vários, tanto gratuitos quanto pagos. Testei alguns gratuitos, mas apenas dois deles conseguiram me agradar: o Remote for VLC e o VLC Direct.

Apenas isso é necessário para começar com a brincadeira. Não disse que era simples?

Tornado o VLC controlável:

Antes de mais nada, temos que ativar a interface http no VLC. Isso torna possível controlá-lo remotamente.

Para isso, abra o programa, clique no menu "ferramentas" e em seguida em "preferências".

Na janela de preferências, selecione a opção "Detalhado" na caixa "Exibir configurações" (no canto inferior esquerdo).

Em seguida, já nas configuração avançadas, clique em "Interfaces" e depois em "Interfaces principais", marque a última opção, que correnponde ao controle HTTP, e salve.

Pronto! O VLC já pode ser controlado remotamente.

Instalando um cliente no Android:

Como disse acima, existem vários clientes para Android, contudo apenas dois deles me agradaram, basta clicar no nome de cada um, acessá-lo no Market e concluir a instalação:

VLC Direct

Esse aqui é o "mais completo", em especial, por rodar no VLC as mídias que estão presentes no seu Android.

O caminho reverso também é possível, ou seja, tocar músicas e vídeos do PC no seu Android, porém, no caso dos vídeos, rola apenas um preview, uma vez que esse recurso só está completamente disponível na versão paga do APP (não disse que era o "mais completo"?).

Além disso, esse app possui um recurso de configuração automático, procurando a conexão do VLC e conectando-se sem a necessidade de configurar mais nada. O único porém é que esse recurso nem sempre funciona, sendo necessário apelar para a configuração manual (que nada mais é do que informar o ip do servidor)

Apesar de ser bem funcional, não gostei muito da aparência desse app. No meu pequeno Android os botões de comando ocupam muito espaço, deixando uma área muito pequena para a lista de mídias disponíveis. Além disso, seus controles apresentavam um pequeno delay, nada capaz de comprometer o uso mas ainda assim aconteceu.

Remote for VLC

Esse é, até o momento, o app que mais gostei. Permite a configuração de mais de um servidor, assim, caso você tenha o VLC em mais de uma máquina, pode configurar todas sem problemas. Tem uma resposta praticamente imediata dos comandos e ficou na medida no meu aparelhinho (coisa que me agradou bastante).

Não possui sistema busca de servidores como o VLC Direct, mas sua configuração é super simples: basta informar o ip do seu servidor (o pc no qual o VLC está instalado) e a porta usada (o VLC usa a porta 8080 por padrão).

A lista de mídias fica bem acessível e podemos configurar uma pasta como "home", ou seja, aquela pasta onde você guarda vídeos e músicas pode ser configurada como a pasta padrão.

Um dos pontos negativos é que não podemos direcionar os arquivos de mídia do aparelho Android para o VLC, como é feito no app anterior.

Outro problema reside nos controles para o DVD. Eles estão presentes, mas ainda em fase experimental, nem sempre funcionando corretamente (espero que seja corrigido em futuras versões).

Enfim, esses foram os controles que mais me agradaram. Se alguém souber de outro interessante, pode avisar nos comentários.

Obs. 1: Só pra lembrar. O controle remoto só funciona se o VLC estiver rodando no seu PC.

Obs. 2: Não esqueça de ativar o Wi-Fi do seu aparelho Android. Evite fazer como esse que vos escreve, que esqueceu a conexão desativada e ficou se perguntando depois o motivo de nada funcionar. :-P

Dúvidas sobre a configuração do VLC? Veja mais no link:

http://wiki.videolan.org/Windows#How_To_Start_VLC_Server_with_http_Interface

1 Comment to “Controlando o VLC através do seu Android”

  1. Thiago disse:

    Só consegui configurar depois de ler o seu post!! Parabéns!!
    Ah, eh bom adicionar no post, quando o HTTP não aparece no Tools, vc deve configurar indo em Exibir> Adicionar Interface> Web> Permitir Acesso.
    Grande abraço!!

Deixe um comentário

Campos marcados com * são obrigatórios Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree

Translate