sábado - 08 / 05 / 2010

Testando o Blogilo: ferramenta de publicação de blogs do KDE

logoJá falei sobre outras ferramentas para publicação no Linux, mas nenhuma delas atende tão bem quanto o Blogilo.

O cliente, cujo nome anterior era Bilbo, foi criado para o ambiente KDE apresenta uma interface agradável, de fácil utilização, com uma configuração bem simples e, o melhor de tudo, bem funcional.

Obviamente, nem todos os recursos funcionam. O programa não consegue, por exemplo, enviar arquivos de mídia para a plataforma Blogger ou criar novas categorias para a plataforma WordPress, mas consegue trabalhar muito bem com os recursos que tem à disposição.

Uma das vantagens do Blogilo é a possibilidade de se editar as postagens localmente, sem a necessidade de usar a interface web da sua plataforma de publicação. É quase como escrever em um editor de texto.

A interface do Blogilo se divide, basicamente, em duas partes:

Ao lado esquerdo termos a área de texto, onde poderemos escrever livremente nossa postagem, adicionar imagens, links, formatar o texto e tudo mais.

Escrevendo o texto

Temos três abas nessa área:

  • O editor visual, que funciona como um editor de texto comum;
  • O editor HTML, onde podemos visualizar o código html da nossa publicação;
  • A previsão da publicação, onde poderemos ver uma prévia do nosso texto.

A previsão apresenta uma opção bem interessante: permite ao usuário ver como a postagem ficaria ao ser publicada no blog. Essa função é ativada quando pressionamos o botão "Obter o estilo do blog" na aba de previsão da publicação.

Prévia

Ao lado direito da janela do programa temos a caixa de ferramentas (que pode ser desativada com Ctrl+t). Nela podemos conferir as últimas publicações feitas no blog (os posts ainda não publicados ficam em azul), as categorias já criadas e uma área para inserir etiquetas (as famosas tags), além das opções de publicação, como agendamento, ativação/desativação de comentários, alteração de links permanentes e opção para inserir um resumo do texto.

Caixa de texto

Vale lembrar que a caixa de ferramentas pode ser destacada e movida para o outro lado da janela.

Infelizmente, nem tudo são flores e o programa tem alguns probleminhas que me incomodaram um pouco, mas que não impedem de usar, uma vez que podem ser contornados.

Em primeiro lugar, ele não tem opções para a manipulação das imagens de maneira simples. Não é possível, por exemplo, redimensionar as imagens apenas arrastando elas pelas bordas como faríamos em um editor de textos. Para isso é necessário informar, em pixels, a altura e a largura que a imagem deve ter ao ser exibida na postagem.

Além disso, o programa não é capaz de adicionar o link das imagens de forma automática, sendo necessário informar o link, ou na hora de inserir a imagem, ou depois, através da opção adicionar/editar link.

Inserindo Imagens

A melhor alternativa que achei para esse caso foi enviar as imagens antes, através do menu blog > Enviar multimídia, copiando seus links (o programa informa depois de enviar) e usando o mesmo na hora de inserir as imagens na postagem (usado a opção "da Web"). Pode não ser a melhor alternativa, mas ao menos deu certo.

Instalação:

Como falei anteriormente, o programa encontra-se disponível para o ambiente KDE, mas isso não impede de ser usado no Gnome. Contudo sua instalação nesse ambiente vai requerer algumas dependências extras.

No caso do Kubuntu/Ubuntu, temos o pacote disponível nos repositórios a partir da última versão do sistema (Lucid Lynx), dessa forma, podemos instalar através do apt-get / synaptic / kpackagekit.

No caso do apt-get, basta abrir o terminal e usar o comando:

$ sudo apt-get install blogilo

Nos instaladores gráficos basta procurar pelo pacote, marcar para instalação e confirmar.

Obs.: Para a versão anterior do Ubuntu/Kubuntu (Karmic Koala) podemos encontrar o programa ainda com nome de "Bilbo".

Configurando:

Com o programa instalado, basta inserir o endereço do blog, informar usuário e senha e deixar o programa detectar a plataforma clicando em "Configurar automaticamente". Isso é feito no menu blog > adicionar blog.

Configurando

Na aba "avançado" podemos informar a plataforma de postagem (caso o programa não tenha reconhecido) e na aba "recursos suportados" o programa mostra quais recursos estão presentes para as respectivas plataformas.

Uma dica: caso você esteja usando o WordPress, será necessário habilitar a opção "Ativar os protocolos de publicação XML-RPC do WordPress…" no painel de controle do WordPress em configurações > Escrita.

Para finalizar:

Apesar de ainda possuir um ou outro "problema" que pode ser facilmente contornado, devo admitir que o blogilo apresentou-se, até o momento, como a melhor das ferramentas para publicação em blogs que encontrei no Linux. Na verdade, nunca fiz muita questão desse tipo de ferramenta, uma vez que sempre utilizei a interface web dos meus blogs. Apesar disso, gosto muito da idéia de ter uma ferramenta que me permita escrever meus textos offline, enviando tudo e publicando em seguida com um único clique (pode acreditar, é legal mesmo).

Além disso, o programa funciona como uma luva quando estamos falando de WordPress. E no meu caso, só isso já vale como um bom motivo para ter o programa instalado e usá-lo em minhas postagens.

Só pra constar: escrevi todo esse post no Blogilo. :-)

Referência:

http://blogilo.gnufolks.org/download/

8 Comments to “Testando o Blogilo: ferramenta de publicação de blogs do KDE”

  1. lueneberg disse:

    tive problemas ao instalar no 10.04, erro com sqlite, facilmente resolvido com um : sudo apt-get install libqt4-sql-sqlite

    • diggao disse:

      Não cheguei a ter esse erro na instalação!

      Você está usando Ubuntu ou Kubuntu?

      Estou usando o Kubuntu e talvez o pacote já estivesse instalado. Por isso não tive erros na instalação.
      O estranho é que o próprio sistema não instala essa dependência.

      Enfim, obrigado pelo aviso lueneberg :-)

      Abraços

  2. Muito boa a dica, eu uso a própria interface do WP, vou testar esse para ver se gosto .:)

    []'s

  3. diggao disse:

    Aqui, por enquanto, tá funcionando direitinho.

    Já fiz, inclusive, duas postagens usando o programa, uma delas consegui até mesmo agendar.

  4. Lauro Adriano disse:

    Aqui funciona muito bem, mas não consigo deixar em português.
    Estou usando o Ubuntu 11.04 (com gnome).

  5. netto disse:

    aqui não deu certo, não pega o id do blog…

Deixe um comentário

Campos marcados com * são obrigatórios Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree

Translate