domingo - 04 / 10 / 2009

Criando um servidor local de Assault Cube

logo-assault-cubeJá falei anteriormente sobre o Assault Cube, um game no estilo Counter-Strike criado a partir do código fonte de Cube.

O jogo é bem leve, possuindo um pacote de apenas 40 mb para a instalação, o que significa que podemos baixar até mesmo em uma conexão discada sem maiores dores de cabeça.

Recebi alguns e-mails pedindo informações sobre a criação de servidores locais para esse game. Como me parece que alguns jogadores estão tendo alguma dificuldade em realizar essa tarefa, resolvi escrever esse simples passo-a-passo.

Antes de mais nada, deixem-me esclarecer um pequeno ponto: estou usando para os testes a última versão do jogo (enquanto escrevo é a 1.0.2), instalada a partir de um pacote pré-compilado, ou seja, o pacote "descompacte e saia jogando". Não vou falar sobre instalação do jogo aqui pois já falei sobre isso, se quiser, pode ler clicando aqui.

Tendo informado isso, vamos em frente:

Basicamente, podemos iniciar um servidor apenas rodando o arquivo "server.sh" (server.bat na versão para windows) presente na pasta do jogo, entretanto, isso cria um servidor local e online (ele aparece na lista de servidores para outras pessoas fora da rede). Para evitar isso, podemos adicionar alguns parâmetros para criar um servidor local apenas, veja:

./server.sh -c15 -i10.42.43.1 -nmeu servidor -o"Meu servidor de testes"

Note que estou usando um IP interno, isto é, que só existe na minha rede.

Acima temos o seguinte:

  • sever.sh> script que cria o servidor
  • -c15 > número máximo de jogadores (informe quantos quiser ou precisar)
  • -i10.42.43.1 > IP do servidor (aqui é um IP da rede interna, troque pelo IP da máquina que será seu servidor)
  • -nmeu servidor > nome do servidor
  • -o "Meu servidor de testes" > mensagem de entrada (aparece quando um jogador entra no servidor.

Se quiser jogar através da internet e não em uma rede local, basta simplesmente rodar sem o parâmetro -inúmero_do_ip (não esqueça de avisar aos seus amigos qual o nome do server e o IP).

Para evitar que esse comando seja usado toda vez que quisermos criar o servidor, podemos usar o script de criação:

$ sh server_wizard.sh

O script fará algumas perguntas para, em seguida, criar e rodar nosso servidor. Vou dizer apenas quais devem ser preenchidas para o servidor local, as demais podem ser puladas pressionando "enter":

  • Server description: adicione aqui uma descrição do seu servidor.
  • Max clients: informe a quantidade máxima de jogadores (apenas números).
  • Password: não é necessário.
  • Admin password: não é necessário.
  • Message of the day: não é necessário, a menos que queira deixar uma informação para os jogadores lerem assim que entrarem no jogo.
  • Server port: o jogo usa por padrão a porta 28763, caso seja necessário, informe esse número.
  • Masteserver: não é necessário.
  • maprotation: não é necessário, a menos que tenha sua própria lista de mapas.
  • score threshold: não é necessário
  • upstream bandwidth: não é necessário
  • ip: informe o IP do servidor

Depois de tudo isso, o script criará um arquivo chamado "server_autogenerated.sh" com as informações preenchidas acima, assim, se quiser rodar o servidor de novo sem ter que configurar, basta rodar esse arquivo:

$ sh server_autogenerated.sh

Com tudo pronto, basta pressionar "enter" para rodar o servidor.

Que tal jogar agora?

Com o servidor rodando, abra o jogo em um cliente, pressione a tecla "Esc" e selecione a opção "Multiplayer".

Em seguida, selecione a opção "Join a LAN server" e escolha o seu servidor.

Se o seu servidor não aparecer no cliente (nos meus testes, as vezes isso acontecia), selecione a opção "custom conect" e em "Sever IP/DNS" informe o IP do servidor.

assault-cubePartida 1×1 (eu vs eu). Quem ganha? :-P

Agora, conecte quantas máquinas quiser ao seu servidor e divirta-se com seus amigos.

Mais informações sobre a configuração do jogo e do servidor, tais como comandos básicos, informações sobre mapas e manobras especiais (alguém falou de granade jump?), podem ser conseguidas no arquivo README.html que acompanha o pacote do jogo.

Bom divertimento! ;-)

47 Comments to “Criando um servidor local de Assault Cube”

  1. RELP COM "R" disse:

    na minha casa o AC não fuciona on-line e.é por que a net é lenta???????

  2. cleiton disse:

    pow cara esse jogo tem como jogar online

Deixe um comentário

Campos marcados com * são obrigatórios Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree

Translate