quarta-feira - 07 / 10 / 2009

Compartilhando pastas e arquivos entre Ubuntu e Windows

pastaJá falei sobre o compartilhamento da conexão entre duas máquinas, permitindo que ambas possam navegar ao mesmo tempo na internet.

Vamos agora falar sobre o compartilhamento de arquivos entre duas máquinas, uma usando o Ubuntu e outra usando o Windows XP.

Todo o procedimento é bem simples, pode ser feito em apenas alguns minutos e não requer o uso de extensas linhas de comando (o terror de muitos usuários iniciantes).

Preparando o Ubuntu:

O primeiro passo para compartilhar arquivos do Linux com uma máquina rodando Windows é instalar o Samba. Ele nos permite gerenciar o compartilhamento fazendo com que os arquivos e pastas possam ser "vistas" sem problemas pelo Windows.

Para instalar o Samba, abra um terminal e use o comando:

$ sudo apt-get install samba

Ou procure por "Samba" no gerenciador de pacotes synaptic.

Com o Samba instalado, ainda precisamos efetuar uma pequena alteração em seu arquivo de configuração, definindo o nome do grupo de trabalho do qual as máquinas farão parte. Para isso, abra o arquivo smb.conf:

$ sudo gedit /etc/samba/smb.conf

Depois de digitar a sua senha e confirmar, será aberto o arquivo de configuração do Samba. Procure pela sessão "Global Settings" e em "Workgroup" apague o que estiver escrito e digite o nome do seu grupo de trabalho. Veja (clique para ampliar):

smb-conf

Depois que informar o nome do seu grupo de trabalho, salve e feche o arquivo. Provavelmente será necessário reiniciar o serviço, assim, reinicie a sessão (deslogue e logue-se de novo) ou reinicie a máquina.

Compartilhando:

Com as configurações já feitas, hora de compartilhar o arquivos.

Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta que deseja compartilhar e selecione o item "Opções de Compartilhamento".

Será aberta uma janela com as opções de compartilhamento para a pasta, basta marcar as opções e clicar em "Criar compartilhamento":

pasta compartilhada

Compartilhe as pastas que achar necessário, elas irão apresentar uma pequena marca, indicando tratar-se de uma pasta compartilhada.

Tudo pronto no Linux, vamos ao Windows:

Configurando o Windows:

Aqui não há segredos. Basta definir o mesmo grupo de trabalho indicado no Linux para que possamos trocar arquivos entre as máquinas.

Para isso, acesse o painel de controle > propriedades do sistema e, na aba "Nome do computador", informe o grupo de trabalho ao qual a máquina pertence (o mesmo que usamos no Ubuntu). Se você alterou o nome do grupo de trabalho, provavelmente será necessário reiniciar a máquina.

workgroup

Depois de reiniciar, para conferir se está tudo funcionando: clique em "Meu computador" e em seguida, em "Meus locais de Rede" para visualizar e acessar as pastas compartilhadas no Ubuntu:

pasta-compartilhada

Não repare no "Network Places". Meu Windows veio em inglês mesmo.

No Ubuntu, para acessar as pastas compartilhadas do Windows, basta clicar no menu Locais > Rede e, na janela que se abrir, selecionar o grupo de trabalho e o computador desejado.

Bom pessoal, por enquanto é isso!

Depois falo sobre o compartilhamento de impressoras e outros recursos de rede.

35 Comments to “Compartilhando pastas e arquivos entre Ubuntu e Windows”

  1. viih disse:

    ótimo post mais os pc's daqui de casa precisam de uma boa reconfigurada na rede pq não consigo acessar nenhum nen o outro ( o ubuntu não abre o windows e o windows não abre o ubuntu , mais na real só precisava do ubuntu se conecar com a area de trabalho remota do windows)

  2. Rogério disse:

    Muito bom o artigo!
    Me ajudou muito na rede local que tenho aqui, com Linux e Windows.
    Sou estudante de Tecnologia em Redes, esse conteúdo irá me ajudar bastante nos estudos.
    Parabéns!

  3. cesar disse:

    olá! Obrigado pelo post mas no meu caso não funcionou,
    uso ubuntu 11.10 e o win 7.
    instalei o samba mudei o grupo de trabalho nu arquivo smb.conf e no windows mas nada. ajudem-me por favor.

    • diggao disse:

      Olá Cesar!

      No caso do Windows 7 existem algumas configurações adicionais a serem feitas. Até mesmo para compartilhar com outras máquinas Windows é meio chato, pois envolve questões relacionadas às permissões das pastas compartilhadas e uso ou não de senha para o compartilhamento.

      A primeira providência é desativar o compartilhamento protegido por senha (a menos que você realmente o use). Essa opção está no painel de contole > Central de rede e compartilhamento.

      Depois, ainda é necessário liberar a pasta compartilhada para outros usuários. Para isso, clique com o botão direito na referida pasta e selecione "Propriedades".

      Em seguida, "Segurança" e, em permissões.

      clique na caixa editar e, na janela seguinte, em adicionar (pode ser add, não lembro) e em avançado.

      Nessa janela, procure pela opção "Todos", selecione, altere as opções de acesso de acordo com suas necessidades, salve e reinicie.

      Só funcionou comigo depois dessa trabalheira toda (inclusive entre máquinas Windows).

      • Juliana disse:

        cara, eu estou compartilhando uma pasta que está no ubuntu para o windows (7)… eu segui o que você falou até onde foi possível e não tem as mesmas opções; parece que as instruções que você deu são do windows pro ubuntu e não ao contrário. como eu faço?

        • diggao disse:

          Funciona para ambos, tanto para acessar os arquivos do Windows no Ubuntu quanto o contrário. Em que parte, exatamente, você está tendo problemas?

          • Jean Reis disse:

            Cara, tenho também Win7 e Ubuntu 11.10, seguindo seu tutorial foi até a parte em que eu enxergo a pasta compartilhada Ubuntu pelo Win7, porém quando acesso a mesma dá o erro: "O Windows não pode acessar \\Jean-PC\Pasta"

          • diggao disse:

            Já tive alguns problemas assim. O windows 7 é meio chato de configurar mesmo.

            Um teste que pode fazer é tentar acessar através do IP do seu Ubuntu. Basta digitar no explorer o endereço IP. Ex.: \\192.168.0.102

            Verifique se as pastas compartilhadas no Ubuntu não estão protegidas ou limitadas para determinados usuários.

  4. alberto disse:

    Ei cara pq vc nao lança uma video aula ensinando?

  5. Adriano Xavier disse:

    No meu caso não funcionou. Tenho o ubuntu 13.04. A pasta aparece no compartilhamento, porém, não tenho permissão para acessar do Windows. Além disso, não consigo alterar as propriedades da pasta nem como root.

    • diggao disse:

      Bem, como root você deveria poder alterar as propriedades da pasta. Como você mesmo apontou, o possível problema está nas permissões da pasta compartilhada.

      Tente no terminal um sudo chmod 777 /home/usuário/pasta paraver se consegue acessar

  6. Paulo Miguel disse:

    instalei o ubuntu porque o meu windows não estava entrando e para poder acessar ao que tinha no disco como fotos e documentos, mas não estou conseguindo acessar aos meus documentos do windows pelo ubuntu, como devo fazer, será que apaguei tudo ao instalar o ubuntu?
    Gostaria de saber se conseguirei recuperar os meus documentos que já tinha no windows.

    • diggao disse:

      Se você particionou e instalou na nova partição, poderá acessar seus arquivos através do gerenciador de arquivos do Ubuntu. Se instalou "por cima" do Windows, não tem jeito de recuperar. Nesses casos, é recomendável fazer um backup antes de instalar. Poderia ter usado um live-cd ou pendrive bootavel para salvar seus arquivos antes de instalar.

Deixe um comentário

Campos marcados com * são obrigatórios Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree

Translate