sábado - 15 / 08 / 2009

Jogos: Rezerwar

Praticamente todo mundo já jogou o clássico Tetris, um dos puzzles mais conhecidos e aclamados do mundo dos games. A quantidade de games "estilo Tetris" existentes é somente mais uma prova de como esse estilo de jogo tornou-se famoso.

Rezerwar é um game que segue o bom e velho "estilo Tetris", mas com alguns pequenos toques pessoais.

A lógica aqui ainda é encaixar as peças que caem cada vez mais rápido (dependendo do nível), entretanto, diferente do clássico Tetris, as peças aqui tem sempre o mesmo tamanho. O que as torna diferentes é o formato dos canos presentes nas peças.

rezerwarCanos?!? Sim, isso mesmo! Em Rezerwar, devemos montar encanamentos utilizando as peças que caem para ligar as duas laterais da área de jogo. Fazendo isso, as peças existentes são eliminadas, facilitando nossa vida. É possível ainda eliminar apenas um grupo de peças, fechando as saídas do encanamento que faz parte das mesmas.

Pode parecer fácil, mas com o tempo o jogo fica bem mais difícil, o que requer raciocínio rápido e bons reflexos para poder girar e encaixar as peças de forma adequada.

Instalação:

Não encontrei pacotes pré-compilados do jogo, assim, teremos que instalar a partir do source:

Baixe o pacote no link abaixo (primeira opção):

http://tamentis.com/projects/rezerwar/

Em seguida, descompacte, acesse a pasta criada e use os seguintes comandos:

$ ./configure
$ make
# make install (logado como root)

Depois de instalado, basta usar o comando "$ razerwar" para abrir o jogo.

Obs.: para se instalar o jogo é necessário ter o SDL instalado. No meu caso, ainda precisei instalar o pacote "SDL-mixer1.2-dev". Assim, fica a dica, se o programa não compilar, basta ler as mensagens de erro para saber qual pacote está faltando.

Imagens:

rezerwar2

rezerwar3

Referências:

http://tamentis.com/projects/rezerwar/

http://happypenguin.org/show?rezerwar

Deixe um comentário

Campos marcados com * são obrigatórios Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree

Translate