quarta-feira - 08 / 07 / 2009

Esferas, cilindros e cubos no Gimp

Que tal criar imagens tridimensionais simples usando o Gimp?

Saiba que isso é bem simples utilizando a ferramenta "Mapear objedo" do Gimp. Vejamos como funciona:

Abra o Gimp e crie uma nova imagem, de preferência "quadrada", 600×600 já está de bom tamanho para o nosso exemplo.

Preencha a imagem com uma cor, textura, padrão, imagem ou o que você preferir. Veja um exemplo:

exemplo

Aqui usarei um "Fog" e um padrão de grade pra criar a minha esfera. Usei as linhas apenas para demonstrar a inclinação mais à frente.

Com a imagem de origem pronta, basta usar o filtro "Mapear Objeto". Para isso, vá até o menu Filtros > Mapear > Mapear Objeto

exemplo2

Aqui poderemos selecionar o tipo de figura que desejamos, bastando selecionar na caixa "Mapear Para"

Para aproveitar a imagem em outros trabalhos, selecione as opções "fundo transparente" e "criar nova imagem". Essa segunda evita que a imagem original seja perdida caso queiramos utilizá-la de novo.

Na segunda aba poderemos ajustar a luz que incide sobre o objeto:

exemplo3

Brinque um pouco com os valores e vá clicando em pré-visualizar para ver os resultados. Quando achar o ponto que mais lhe agrada, siga para a próxima aba.

Na aba "material" poderemos ajustar intensidade da luz e a forma com que ela é refletida pelo objeto. Aqui vale o mesmo: brinque um pouco com os valores e vá clicando em pré-visualizar.

exemplo4

Depois de ajustar a luz e a reflexão, chegou a hora de ajustar a orientação do objeto, ou seja chegou a hora de inclinar e girar os eixos do objeto.

Antes de começar, marque a caixa "exibir esqueleto na pré-visualização", para que possamos ter uma idéia melhor do que estamos fazendo:

exemplo5

Em "posição" podemos escolher em que parte da imagem o objeto vai ficar, basta ir ajustando os valores para encontrar a posição ou informar os números diretamente. Se quiser que a imagem fique no centro, basta deixar como está.

Em "rotação" podemos girar e inclinar os eixos do objeto, faça os ajustes necessários e quando estiver tudo pronto, clique em "ok" para finalizar o trabalho e criar uma nova figura.

O procedimento para a criação do cilindro e do cubo é o mesmo, bastando selecionar a forma desejada na primeira aba. Contudo, dependendo do objeto, teremos mais algumas opções em uma nova aba. Essa opções são referentes ao tamanho e comprimento das figuras e do preenchimento das extremidades do cilindro e das faces do cubo. Nessa última, poderemos selecionar uma ou mais figuras ou camadas para preencher as faces do cubo ou as extremidades do cilindro.

Que tal ver o trabalho finalizado?

esferacubocilindro

2 Comments to “Esferas, cilindros e cubos no Gimp”

  1. thiego disse:

    Xou de bola, ótima dica de linux
    . Varios efeitos sensacionais podem ser criados ;)

    só usar a imagição!

    • Diggao disse:

      Certamente Thiego!

      Isso que mostrei aqui é apenas um efeito básico do Gimp. Com um pouco de imaginação, criatividade e curiosidade podemos aplicando-se mais alguns efeitos variados e fazer algo realmente fantástico.

Deixe um comentário

Campos marcados com * são obrigatórios Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree

Translate