domingo - 12 / 04 / 2009

Grid Wars 2

gridwars.pngHá algum tempo, fiquei conhecendo através do Happy Penguin e posteriormente do Ubuntued o Grid Wars 2, um game de nave com belos gráficos e uma jogabilidade extremamente viciante. O jogo recebeu muitos elogios e por isso resolvi testá-lo e deixar aqui a minha opinião.

Como descrito nos dois sites acima, o jogo é baseado no Geometry Wars do Xbox 360. Infelizmente, nunca joguei Geometry Wars, na verdade, nunca joguei qualquer jogo em um Xbox 360. Portanto, não posso afirmar com certeza se um jogo é mais ou menos parecido com outro.

Voltando ao game em questão, o que temos aqui é um jogo de nave como muitos outros. A diferença está em seu visual e na sua jogabilidade.

O visual de Grid Wars 2 lembra bastante alguns games já citados aqui, como Area 2028, Z-Lock e Torus Trooper, com figuras geométricas representando as naves, inimigos e objetos do jogo. A diferença é que, em Grid Wars 2 as coisas estão mais caprichadas, com belos efeitos de explosões e luzes, além da possibilidade de jogarmos com o mouse também.

gridwars1.jpgSua jogabilidade lembra bastante Area 2028, onde controlamos uma nave em uma espécie de arena, aqui chamada de grid, executando movimentos em 360° para eliminar os inimigos que se aproximam. Esses, por sua vez, surgem de diversos locais do grid e, apesar de não atirar, apresentam comportamentos diferenciados uns dos outros: enquanto uns simplesmente vêm em sua direção em linha reta, outros tentam dar a volta para pegá-lo desprevenido e, há ainda, alguns que tentam sempre desviar dos seus tiros (esses são os piores).

O game pode ser jogado tanto com o teclado, quanto com mouse ou gamepad, mas dê preferência ao mouse, pois possibilita movimentos mais rápidos. Acredite, você vai precisar.

Instalação:

A versão em formato .deb pode ser encontrda no Getdeb, no link abaixo, mas existe outra versão da qual falo adiante:

http://www.getdeb.net/app/GridWars+2

Basta baixar a versão de acordo com sua distro (32 ou 64 bits) e no terminal usar o seguinte comando:

$ sudo dpkg -i nome_do_pacote.deb

Você pode ainda clicar duas vezes sobre o pacote, informando sua senha quando o instalador for aberto.

Se por outro lado, você não usa Ubuntu, mas ainda assim deseja curtir o game, pode fazer o download do pacote compactado no site do game (o mesmo que usei). Lá podem ser encontrados pacotes para Windows, Mac OS e Linux:

http://gridwars.marune.de/

No caso do Linux, basta baixar, descompactar, acessar a pasta criada e executar o arquivo "gridwars" (basta dois cliques para rodar).

Algumas imagens:
gridwars3.jpg

Caso fique enjoado do mesmo grid, pode trocá-lo
facilmente pressionando a tecla F3 durante o jogo.
gridwars2.jpg

Vídeo

Esse jogo realmente me surpreendeu com uma jogabilidade viciante a uma parte visual muito boa. A dificuldade do game vai aumentando à medida em que o tempo passa. Logo, estamos cercados de novos inimigos, que aos montes, se aproximam, deixando-nos uma única alternativa: disparar a bomba e, também, o efeito visual mais bacana e belo do jogo.

Referências:
http://happypenguin.org/show?Grid Wars 2
http://ubuntued.info/2008/12/gridwars-2-jogo-extremamente-viciante-ubuntu.html

2 Comments to “Grid Wars 2”

  1. Ferrockxia disse:

    oie sou a Ferrockxia do exoticlic e do como fazer web, vi seu comentario no post que vc prefere trabalhar com o sub e com o hotwords, eu pessoalmente não gostei do hot.

    vou lhe seguir no twitter

  2. Olá Diggao,

    Obrigado pelo pingback e parabéns pelo artigo. O jogo é sem dúvida algo inexplicavelmente viciante!

    Abraço,
    Cláudio Novais.

Deixe um comentário

Campos marcados com * são obrigatórios Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree

Translate