segunda-feira - 24 / 11 / 2008

Jogos – Battle for Wesnoth

wesnothBattle for Wesnoth é um jogo de estratégia em turnos que lembra muito clássicos como Ogre Battle (ou Tactics Ogre) e Final Fantasy Tactics. Quem já jogou um jogo nesse estilo sabe exatamente do que estou falando. Você controla suas unidades de forma individual ao longo do cenário e deve confrontá-las com as unidades inimigas, acumular riquezas conquistando cidades (basta colocar uma sobre a cidade) e evoluir as unidades o máximo possível para enfrentar os inimigos mais fortes.

Como em qualquer jogo de estratégia por turnos, aqui você faz uma jogada (ou um conjunto de jogadas) e quando não tiver mais movimentos possíveis, termina a sua rodada, dando inicio à rodada do adversário, que por sua vez, pode executar as mesmas tarefas que você, desde o ataque, até a conquista de cidades, aquisição de novas unidades ou apenas movimentar-se pelo mapa.

Os gráficos do jogo são em 2D, mas ainda assim, muito bem feitos. Na verdade, acho que não teria a mesma graça se fossem em 3D. Suas músicas são muito boas e os controles extremamente fáceis. Como acontece na maioria dos jogos desse estilo, basta selecionar uma unidade e clicar com o mouse no local para onde deseja movê-la ou no inimigo que deseja atacar.

Para quem quiser aprender um pouco mais sobre os comandos ou sobre a mecânica do jogo, existe um ótimo tutorial que pode ser jogado, além, é claro, das campanhas que acompanham o mesmo. Ainda assim, se nunca jogou, sugiro começar pelo tutorial.

O jogo possui suporte para diversos idiomas, inclusive o português (apesar de alguns diálogos não estarem traduzidos). Além das campanhas pré-definidas, pode-se ainda jogar online e baixar vários extras, como novas campanhas, cenários, personagens, etc, através da própria interface do jogo.

Instalação:

Battle for Wesnoth possui versões para Linux, Windows e Mac OS X, aqui vemos mais uma vez o Open Source em vários Sistemas Operacionais. Quando as grandes produtoras vão aprender?

Enfim, quem usa o Ubuntu, Debian ou derivados, pode instalar via apt-get, com o comando $ sudo apt-get install wesnoth ou através do Synaptic, procurando por "wesnoth".

O download dos pacotes para outras distros como Fedora, Slackware, Mandriva, Gentoo, Suse, etc pode ser feito no seguinte link:

http://www.wesnoth.org/wiki/WesnothBinariesLinux#Binaries_for_all_distributions

Ainda assim, caso você queira compilar (o que acho difícil com tantos pacotes), baixe o source nesse link.

Depois do download, descompacte, acesse a pasta criada e use, no terminal, os comandos:

./configure
make
make install (como root)

Não esqueça as dependências:

SDL
SDL_image
SDL_mixer
SDL_net
libintl (gettex)
python 2.4
libboost
zlib
scons (apenas versão development)

Que tal umas imagens?

Tela inicial com o menu principal, onde podemos
acessar as campanhas, jogos online, baixar extras, etc.

Sala de espera para o jogo online

Jogando uma das campanhas.

Vídeo

Referências:
http://www.wesnoth.org/
http://www.happypenguin.org/show?Battle_for_Wesnoth

Deixe um comentário

Campos marcados com * são obrigatórios Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree

Translate