segunda-feira - 20 / 10 / 2008

Instalando e Jogando Spring – Total Annihilation no Ubuntu

Sempre curti um bom RTS (Real Time Strategy), tanto que tenho instalado alguns em meu Ubuntu via Wine, como Warcraft 3, Starcraft e Command & Conquer, mas não é sobre esses jogos ou sobre o Wine que venho falar aqui. Vou falar sobre o Spring, uma plataforma criada especialmente para quem gosta desse tipo de jogo.

Passando pelo Linux Game Tome, encontrei o Spring, que na verdade é apenas o engine no qual os jogos (aqui chamados de mods) vão rodar, o projeto não é tão novo assim, mas só nesses dias fui dar de cara com ele.

Seu principal atrativo, sem contar os ótimos gráficos, é a diversão, e nesse quesito, os mods do Spring realmente me deixaram impressionado. Em primeiro lugar pela variedade de mapas e mods existentes, seguido pela impresionante quantidade de unidades que podem ser construídas no jogo, além dos ótimos efeitos visuais: as explosões das unidades são muito bacanas (o problema é quando são as suas explodindo).

Assista um vídeo:

Impressionado? Isso é só o começo…

Não vou mentir, uma das sacadas mais bacanas do Spring é a sua jogatina online, é possível achar gente de todos os cantos do mundo jogando seus mods, inclusive do Brasil, o que torna ainda mais divertido, afinal, é muito mais legal jogar com pessoas de verdade.

Apesar de ser um jogo criado para competições online, Spring pode ser usado offline, com o auxílio de bots, algo muito útil para se treinar, aprender os comandos básicos e não fazer feio quando for jogar com outras pessoas (apesar disso, ainda levo umas surras).

Vamos à instalação:

Como atualmente estou usando o Ubuntu, vou falar sobre a instalação no mesmo, mas adianto que existem guias de instalação para outras distros (também para Windows e Mac OS X) no site do projeto, os guias estão em inglês, mas nada que um pouco de calma e atenção não resolvam. Confira em http://spring.clan-sy.com/wiki/SetupGuide

Instalando no Ubuntu:

Em primeiro lugar, vamos adicionar os repositórios do Spring à lista do apt-get. Para isso, abra o arquivo /etc/apt/sources.list com um editor de textos.

Exemplo: sudo gedit /etc/apt/sources.list, aqui estou usando o gedit, mas você pode usar outro de sua preferência.

Em seguida, adicione as seguintes linhas ao seu sources.list

deb http://ppa.launchpad.net/spring/ubuntu hardy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/spring/ubuntu hardy main

Feito isso, salve e use os comandos:

sudo apt-get updade
sudo apt-get install spring spring-maps-default

Existem outros mapas para serem instalados na lista, se quiser, pode dar uma olhada na lista através do synaptic, basta procurar por "spring".

Agora que ja temos o engine e os mapas instalados, vamos executar o Spring, para isso, vá ao menu Aplicações > Jogos > Spring Lobby, ou no terminal, use o comando springlobby

Na primeira vez que executar o Spring, será informado que é necessário criar uma pasta em sua home para guardar as configurações, mapas e futuros mods, selecione uma pasta e confirme, se estiver conectado à internet, será perguntado também se quer criar um perfil (será usado para jogos online), digite um apelido e senha, confirme e aguarde.

Agora, já temos o engine, mapas e criamos um perfil, falta ainda obtermos um mod para jogar. Os mods podem ser encontrados nos sites:

SpringFiles
Spring-Portal
Darkstars

Baixe um mod e clique duas vezes sobre o mesmo (extensão .sd7), será perguntado se quer instalar, apenas confirme.

Outra forma de baixar mods facilmente é usando o CA Installer, um programa em gtk que faz o download e instala os mods de Complete Annihilation.

Para instalar, use o comando sudo apt-get install ca-installer

Depois poderá encontrá-lo em Aplicações > Jogos > CA installer


Se for jogar um mod baseado em Total Annihilation (Balanced Annihilation, Complete Annihilation, etc) será necessário instalar outro pacote, chamado OTA Content, baixe-o nesse link, desconpacte e instale como os mods (dois cliques).

Ufa! com tudo no lugar, vamos ao jogo em si. Abra o Spring, essa é a sua janela principal:

Observe o seguinte:

1 – Janela de bate-papo
2 – Batle list, onde você poderá entrar em outros jogos ou hospedar o seu (veremos depois)
3 – Jogo offline
4 – Configurações, onde poderemos configurar as opções de bate-papo, pastas do jogo, grupos, etc.
5 – Replays, assista seus jogos
6 – Status do jogo: verde – disponível/aguardando, verde com cadeado – necessita de senha, duas espadas – jogo em andamento
7 – Mapa: V você tem o mapa, X – você não tem o mapa, será necessário baixá-lo para jogar
8 – Mod: V você tem o mod, X – você não tem o mod, será necessário baixar para jogar

Nota: se você não tiver um mapa ou mod (ou ambos) necessário para entrar em um jogo, será exibida a opção de baixar no local onde fica a miniatura do mapa (canto esquerdo inferior), clicando nessa opção, será aberto o navegador no site para download dos itens.

Se tiver todos os requisitos, isto é, mapa, mod e senha (caso necessário), clique em entrar para jogar.

Criando seu jogo:

Além de entrar em jogos criados por outros jogadores, podemos ainda criar nossos próprios jogos, basta na janela Batle list clicar em Host New, para abrir a janela de criação do jogo, basta selecionar o mod, uma senha caso necessário, testar o firewall, escolher o número de jogadores, seu nível e clicar em anfitrião para abrir outra janela, onde será possível escolher o mapa e as opções.

Jogando Offline:

Para jogar offline, clique no botão "jogar offline" (a opção 3 como vimos acima). Na parte inferior, selecione o mapa, o mod e adicione os bots, não recomendo o libAAI, pois costuma falhar muito, te deixando sozinho no jogo.

Agora é só treinar um pouco, aprender o básico e partir para a jogatina online, quem sabe a gente não marca uma partida e se esbarra por lá. ; )

Visite o site oficial do Spring: http://spring.clan-sy.com/

5 Comments to “Instalando e Jogando Spring – Total Annihilation no Ubuntu”

  1. virlei disse:

    oi meu nome e virlei e eu jogo rappelz a mais ou menos 3 anos e gostaria de saber se existe suporte pro rappelz no ubuntu ou se ja estao criando meu email e virlei_bottin@hotmail.com

  2. virlei disse:

    oi meu nome e virlei eu gostaria de saber se existe ou se ja estao criando suporte para jogar rappelz no ubuntu meu email e virlei_ bottin@hotmail.com

  3. Diggão disse:

    Olá virlei!

    Não conhecia esse jogo e pelo que pude ver no site do desenvolvedor, não existe uma versão para Ubuntu.

    Você pode tentar rodar usando o Wine, mas não há garantias de que vá funcionar. Se quiser saber como instalar e usar o Wine, sugiro que leia esse artigo:

    http://www.ubuntudicas.com.br/?p=954

    Boa sorte

  4. joao disse:

    ola meu nome é joao ,to com um problema nao da pra jogar quando vo escole a sala o jogo pede um novo modo onde baixa?

  5. diggao disse:

    Olá João!

    Os mods podem ser baixados nos sites que indiquei no artigo:

    http://spring.jobjol.nl/subcategory.php?id=1
    http://spring-portal.com/
    http://www.darkstars.co.uk/downloads/index.php?dir=spring

    Basta baixar o mod que está pedindo, instalar e jogar

Deixe um comentário

Campos marcados com * são obrigatórios Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree

Translate