sexta-feira - 03 / 10 / 2008

Emuladores no Linux – parte 3: ePSXe – jogando PlayStation no linux

O Playstation foi um dos video-games que mais teve jogos na história, claro que muitos deles não foram essas coisas, mas foi nele que nasceram algumas das grandes séries existentes hoje, como Resident Evil e Gran Turismo. Além disso, outras franquias famosas tiveram sua passagem pelo PSX com grande sucesso como as séries Final Fantasy e Megaman X. Vamos ver agora os procedimentos necessários para a instalação do ePSXe, um emulador de Playstation capaz de rodar a grande maioria dos jogos de forma bem fiel.

O primeiro passo é baixar o emulador, seus plugins e a bios, para isso, acesse os seguintes links e tenha cuidado para não baixar os plugins para windows. Se não achar a bios nesses links, procure no google por SCPH-1001.bin

Emulador:
http://www.epsxe.com/

Plugins:
http://www.ngemu.com/psx/plugins.php?cat=1&os=linux
http://www.pbernert.com/html/gpu.htm

Depois de fazer o download, vamos colocar as coisas em seus devidos lugares:

Descompacte o emulador e os plugins, na pasta do emulador haverá outra chamada "plugins", coloque lá todos os plugins, na pasta "cfg" coloque os arquivos que começam (ou terminam) com ".cfg", esses são os arquivos de configuração dos plugins, a bios, obviamente, deve ser colocada na pasta "bios".

Com tudo em seus devidos lugares e hora de executar o emulador. Na pasta do emulador, execute o arquivo "epsxe". Sua janela principal é praticamente a mesma da versão para window:

Para configurar o ePSXe, clique no menu config. Selecione primeiro a bios, em vídeo, escolha um dos plugins de vídeo na listagem, se quiser configurar outros detalhes de vídeo, na mesma janela, clique em configure. Faça o mesmo com o som. Ainda no menu "config" indique o local onde está o cdrom e configure o controle (caso tenha) em "Ext. game pad".

Obs.: Tive alguns problemas com o emulador fechando sozinho quando tentava configurar o vídeo, rodando ele a partir do terminal, recebia a mensagem de que faltava uma dependência, a libstdc++-libc6.2-2.so.3, caso tenha o mesmo problema, instale o pacote libstdc++2.10-glibc2.2. Não encontrei esse pacote nos repositórios do Ubuntu 8.04, por isso instalei de outra versão. Segue o link: http://packages.ubuntu.com/dapper/i386/libstdc++2.10-glibc2.2/download

Depois que estiver configurado da forma que achar melhor, abra o menu "file" e clique em "run cdrom" (com um jogo na bandeja do cd, claro) para testar. Se não ficar bom, teste outras configurações nos plugins até achar uma que fique melhor. leva tempo pra achar uma que mais agrade, portanto vá testando até conseguir.

Algumas telas

Final Fantasy IX

Megaman X4 (Rockman X4)

Deixe um comentário

Campos marcados com * são obrigatórios Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree

Translate